As primeiras competições internacionais


04 - As primeiras competições internacionais

Em 1895, o hóquei em campo (masculino) teve a sua primeira competição internacional: Irlanda vs País de Gales. A Irlanda venceu, por 3-0.
Na última década do século IXX os jogos entre as equipas das ilhas Britânicas tornaram-se cada vez mais frequentes, tanto em masculinos como em femininos.
Em 1971, a Federação Internacional de Hóquei (FIH) organizou o primeiro Campeonato do Mundo Masculino em Barcelona (Espanha). 10 Países participaram neste primeiro Campeonato: Argentina, Austrália, Espanha, França, Holanda, Índia, Japão, Quénia, Paquistão e República Federal da Alemanha. No jogo da final o Paquistão sairia vencedor frente à Espanha (1:0), sagrando-se assim o 1º Campeão do Mundo.
Em 1971 realizou-se em Auckland (Nova Zelândia) aquele que, para alguns autores, é considerado o primeiro Campeonato do Mundo Feminino, sendo vencedora a Holanda. O Torneio foi organizado pela International Federation of Women’s Hockey Associations (IFWHA), criada em 1927. Contudo, desde 1936 realizaram-se vários torneios femininos por altura das IFWHA Conferences na sua grande maioria envolvendo 16 equipas representativas dos países dos cinco continentes.
A primeira Competição Olímpica de Hóquei masculina reporta a 1908, aos Jogos Olímpicos de Londres. No Torneio, para além da Inglaterra que se sagrou Campeã Olímpica, participaram a Irlanda, a Escócia, o País de Gales e a Alemanha.
O Hóquei só se iria afirmar em definitivo no calendário Olímpico em 1928, nos Jogos Olímpicos Amsterdão. Depois de não ter sido incluído nos Jogos Olímpicos de Estocolmo em 1912, reaparece nos Jogos Olímpicos de Antuérpia em 1920 e, em 1924, é novamente retirado nos Jogos Olímpicos de Paris[1].
Entre 1928 e 1980, a Índia destaca-se no panorama internacional vencendo os Jogos Olímpicos por 8 vezes, tendo cedido o mais alto lugar do pódio ao Paquistão em 1960 (Roma) e 1968 (México). A República Federal da Alemanha venceu os Jogos Olímpicos de Munique (1972) e a Nova Zelândia venceu os Jogos Olímpicos de Montreal (1976).
Só em 1980, nos Jogos Olímpicos de Moscovo, foi introduzida a competição feminina, com a equipa do Zimbabué a ser a primeira Campeã Olímpica.
O Hóquei em Campo integra igualmente o programa dos Jogos Olímpicos da Juventude desde a sua criação em 2010 (Singapura).
 
[1] Os organizadores de Paris recusaram-se incluir o Hóquei alegando que este desporto não tinha Federação Internacional.

 
01 - Origens do Hóquei Ver mais
02 - O Hóquei Feminino Ver mais
03 - O Hóquei de Sala (Indoor) Ver mais
04 - As primeiras competições internacionais (página atual) Ver mais
05 - A Relva Sintética e a Inovação Tecnológica dos Materiais Ver mais
06 - Evolução das Regras de Jogo Ver mais


7. A organização do Hóquei
7.1 Federação Internacional de Hóquei
7.2 Federação Europeia de Hóquei
7.3 Federação Portuguesa de Hóquei
7.4 Regulamentos
7.5 Principais competições internacionais

YOUTUBE

youtube fph banner