A História do Hóquei


01 - Origens do Hóquei

Embora não sejam exatas as evidências das origens do jogo, admite-se que o Hóquei em Campo seja o jogo mais antigo de «Stick e Bola» conhecido. Uma gravura descoberta sobre um túmulo em Beni-Hassan, perto de Minia no Vale do Nilo, retrata uma forma de Hóquei jogada há 4000 anos atrás.
Existem registos históricos de jogos de «Stick e Bola» jogados na Etiópia há cerca de 3000 anos. Outra gravura, descoberta em Atenas, sobre o túmulo de Théristocles, data do ano 500 a.C. e mostra várias personagens disputando a bola com Sticks. Sabe-se que também os romanos praticavam, por ocasião dos Jogos «Pagnica», um tipo de Hóquei que se jogava com um pau curvo e uma bola de couro coberta de plumas.
Na Índia, Paquistão, Pérsia e Japão as raízes da tradição do Hóquei remontam há pelo menos 2000 anos.
Registos históricos evidenciam que vários séculos antes de Colombo desembarcar no “Mundo Novo”, os Índios Aztecas jogavam uma forma de Hóquei com 50 homens em cada equipa, disputando prémios e outros valores materiais. O jogo não se caracterizava apenas por jogar a bola, mas também por incapacitar o maior número possível de oponentes preparando, deste modo, os jogadores para as batalhas.
Na idade Média o jogo com «Stick e bola» conhece em França grande popularidade.
No séc. XII jogava-se em França um jogo chamado Crosse ou Hoquet, uma palavra que significa: “conduzir com um bastão (stick) ”, da qual se assume a origem da palavra inglesa “Hockey”.
O jogo também pode ser reconhecido em jogos antigos denominados de “Hurling”, “Shinty” e “Bandy” nos quais o objetivo era dirigir a bola até uma zona marcada no campo do oponente. Esta “zona” poderia ser demarcada por dois postes, um buraco no chão, um círculo ou simplesmente zona marcada por uma linha reta final. Poucas regras existiam nesses jogos: permitia-se jogar a bola com todo o corpo, tal como agarrar a bola e transportá-la ao longo de algumas jardas. A bola movimentava-se frequentemente pelo ar, tornando o jogo muito perigoso. No entanto, ninguém demonstrava muita preocupação pelo facto. Aliás, apesar do seu caráter rude e da sua dureza, o jogo era muito apreciado e praticado em ambientes mais calmos como abóbadas de claustros e seminários.
O que era um jogo confuso, praticado na Idade Média evoluiu e tornou-se na versão moderna surgida em Inglaterra durante o final do Séc. IXX.
South-east London é a casa do Blackheath, o primeiro clube de Hóquei fundado em 1849. O jogo desenvolvia-se num descampado selvagem, com bastões de madeira primitivos e uma “bola”, que era de facto um pedaço sólido de borracha em forma cúbica. Nesta fase não existiam grandes definições táticas tanto no ataque como na defesa.
Algumas décadas depois, os clubes de críquete do Middlesex desenvolveram o jogo moderno; os jogadores de críquete procuravam uma atividade que os ocupasse durante os rigorosos meses de inverno e começaram a esboçar as regras do novo jogo. Um clube chamado Teddington ficou especialmente conhecido pelo importante papel que desempenhou na modernização e estandardização do jogo com a introdução de novas regras. Não era permitido aos jogadores jogar a bola – agora esférica – com as mãos, nem erguer os Sticks acima da altura do ombro. Em 1883 o número de jogadores por equipa foi reduzido a 11, mas a maior evolução deu-se com a introdução da área de remate. Todas estas regras foram incorporadas em 1886 pela recém formada English Hockey Association.
O exército britânico expandiu o jogo por todo o Império Britânico, com destaque para a Índia, Paquistão e Austrália, nações que se tornaram em importantes potências da modalidade.
O Hóquei continuou a crescer e sua popularidade é mundial. Atualmente existem 127 federações nacionais reconhecidas internacionalmente.
 
 
01 - Origens do Hóquei (página atual) Ver mais
02 - O Hóquei Feminino Ver mais
03 - O Hóquei de Sala (Indoor) Ver mais
04 - As primeiras competições internacionais Ver mais
05 - A Relva Sintética e a Inovação Tecnológica dos Materiais Ver mais
06 - Evolução das Regras de Jogo Ver mais


7. A organização do Hóquei
7.1 Federação Internacional de Hóquei
7.2 Federação Europeia de Hóquei
7.3 Federação Portuguesa de Hóquei
7.4 Regulamentos
7.5 Principais competições internacionais

YOUTUBE

youtube fph banner