PROGRAMA TWINNING: FPH - DHC HUDITO

Parceria entre a Federação Portuguesa de Hóquei
e o DHC Hudito (Holanda)


Portugal candidatou-se ao programa Twinning – desenvolvido entre a Federação Europeia de Hóquei e a Federação Holandesa de Hóquei – tendo sido um dos doze contemplados a fazer parte do mesmo.

Este programa visa principalmente potenciar o desenvolvimento do hóquei, sendo que a cada Federação foi atribuído um clube holandês, permitindo desta forma a partilha de experiências, a aprendizagem e o trabalho conjunto.

No caso da Federação Portuguesa de Hóquei, o clube selecionado foi o DHC Hudito. O emblema da região de Delft foi fundado em 1929, contando assim com mais de noventa anos de atividade. Com atletas de todas as idades – apostando sempre na vertente da diversão – dispersos desde os benjamins até aos veteranos, o Hudito foi também um dos primeiros clubes a formar uma equipa de ParaHóquei.

Wessel Pil, Presidente do clube, afirma estar “completamente entusiasmado com a parceria entre o Hudito e a Federação Portuguesa de Hóquei”. Wessel declara que “a ambição do clube é partilhar experiências, trabalhar e aprender com os países no desenvolvimento do hóquei”, acrescentando ainda que têm mais de mil e trezentos membros que jogam todas as semanas em todos os níveis, incluindo ParaHóquei, jovens e adultos. “Esperamos dar uma contribuição positiva, especificamente para os jovens e o ParaHóquei em Portugal”.

Tendo em consideração todos os aspetos acima apresentados, esta parceria poderá alavancar o hóquei no nosso país. Portugal é reconhecido além-fronteiras pelo seu projeto de desporto adaptado – ParaHóquei – sendo Bicampeão da Europa e mais recentemente Vice-Campeão. Com o auxílio do DHC Hudito, o nosso país poderá replicar esse sucesso para os restantes escalões e conquistar a visibilidade que a modalidade merece no território português. Este, para além de ser o nosso desejo, é também o foco pelo qual a FPH e o Hudito trabalharão em conjunto.

Dada a situação pandémica que se vive atualmente por todo o mundo, esta iniciativa não começou com a velocidade esperada, mas certamente trará muitos frutos, tal como o inicialmente previsto, sendo vontade do Presidente do clube holandês “receber uma comitiva da Federação Portuguesa de Hóquei no Hudito ainda este ano”.

​O Presidente do DHC Hudito deu também uma entrevista à Federação Holandesa de Hóquei, onde aborda o programa Twinning e descreve as suas intenção e expectativas para o mesmo, tal como pode ser lido através do seguinte link: bit.ly/entrevista_wessel_pil.

YOUTUBE

youtube fph banner