Portugal mantém-se na luta




Wales 1-2 Suécia
Início de jogo muito equilibrado, com as equipas a encaixar completamente uma na outra. Esse equilíbrio foi tão evidente que o primeiro tento da partida (e do dia) - marcado pelo galês Oliver Wheeler - chegou mesmo em cima do intervalo. Logo de seguida, através da conversão de um canto curto, os suecos repuseram a igualdade no marcador. O equilíbrio manteve-se no segundo período, com oportunidades desperdiçadas de parte a parte. O tento decisivo foi marcado já no último minuto de jogo pelo nº11 sueco, Johan Issazadhe, e festejado com a devida euforia por todos os seus companheiros de seleção.
 

Eslováquia 3-2 Dinamarca
A Eslováquia manteve a posse de bola nos minutos iniciais mas, contra a corrente do jogo, os astutos dinamarqueses faturaram na primeira oportunidade de golo. Os eslovacos responderam por intermédio de Michal Holasek. Num final de período frenético, os dinamarqueses conseguiram colocar-se novamente na frente, mas a Eslováquia logo respondeu na conversão de um canto curto. Aos 10’ da segunda parte, a seleção eslovaca passou para a frente do marcador pela primeira vez neste encontro e não mais deixou escapar essa preciosa vantagem.
 

República Checa 5-4 Portugal
Os checos entraram confiantes no confronto com Portugal, adiantando-se no marcador bem cedo e ampliando a vantagem de imediato. Após um início nervoso, os Linces reduziram por Afonso Caramalho através de um canto curto estudado e bem executado. Revigorados pelo golo do seu nº 7, os lusos enviaram uma bola ao poste e, na jogada seguinte, alcançaram o tão desejado tento que deixava tudo empatado de novo. Os pupilos de Bernardo Fernandes conseguiram, numa jogada de insistência, virar o resultado a seu favor ainda antes do intervalo. Tal como havia acontecido na primeira parte, a Rep. Checa entrou melhor no derradeiro período do embate e conseguiu empatar por intermédio de Ondřej Sochor. Porém, tal como já nos habituaram, os Linces não baixaram os braços e a resposta não se fez esperar: Caramalho pôs Portugal novamente na frente. Quando ainda faltavam 10 minutos para jogar, os checos Bodnar e Sochor, na sequência de um bom movimento ofensivo e de um penalty, respetivamente, colocaram a seleção checa na frente para não mais perder a vantagem num confronto importantíssimo para as aspirações de ambas as equipas.
 

Ucrânia 5-4 Gales
Confiante, a Ucrânia adiantou-se muito cedo no placar pelo stick de Yurii Dzemukh. Ao empate galês seguiu-se novo golo da seleção ucraniana, que agarrou a vantagem com garra até ao final da primeira parte. A segunda parte começou praticamente com mais dois golos dos ucranianos, muito fortes no contra-ataque. No entanto, quando nada o fazia prever, o País de Gales galvanizou-se, marcou dois tentos de uma assentada e voltou ao jogo, embora este ímpeto não tenha sido suficiente para evitar a derrota.
 

Dinamarca 4-2 Suécia
Jogo muito tático entre duas seleções que parecem conhecer-se muito bem. O placar só foi alterado no último lance da primeira parte, na marcação de um canto curto favorável aos dinamarqueses. A emoção tardou mas chegou já muito perto do final, com mais um golo da Dinamarca, seguido por duas boas oportunidades dos suecos. Com o golo do 9 dinamarquês, Markus Hansen, a vitória parecia estar entregue, no entanto, a Suécia ainda ameaçou o empate com dois tentos plenos de raça mas insuficientes.
 

Portugal 3-3 Eslováquia
Mais um início em falso para os jovens lusos. E mais uma resposta exemplar: um golo de belo efeito marcado pelo capitão Vasco Ribeiro. Os eslovacos viriam a ganhar nova vantagem, desta feita através da conversão de um penalty por parte de Holasek, um dos melhores marcadores da prova até ao momento. Mas o melhor ainda estava por vir! Caramalho não só conseguiu empatar o jogo como o fez de forma sublime, com um golo incrível que deixou em alvoroço as bancadas bem compostas do Pavilhão Rota dos Móveis. Depois da palestra de Bernardo Fernandes ao intervalo, os Linces surgiram revitalizados para a segunda metade do confronto, não desperdiçando a oportunidade para dar a volta ao marcador. Porém, um fatal canto curto trouxe nova igualdade que não mais seria quebrada.
 

Rep. Checa 3-2 Ucrânia
Bastou acelerar um pouco o ritmo de jogo para, aos 5’, a República Checa inaugurar o marcador. Pacientemente, os checos controlaram a partida e ainda aumentaram a vantagem que, no último lance da primeira parte, viria a ser diminuída devido a um canto curto. A Ucrânia voltou do intervalo disposta a virar o jogo, mas a frieza dos homens comandados por Lucas Nocar prevaleceu e o primeiro lugar da competição ficou praticamente entregue.

YOUTUBE

youtube fph banner