Coaches 4 Europe (C4E) entrevista a Fernando Gomes



O programa de formação de treinadores da Federação Europeia de Hóquei (EHF), Coaches 4 Europe (C4E), começa hoje e decorre, como já foi anunciado, em Portugal. Até 2 de abril, o Complexo Desportivo Nacional do Jamor vai ser palco de uma das mais importantes ações direcionadas aos treinadores europeus.
 
Fernando Gomes, treinador da Associação Desportiva de Lousada, é um dos treinadores participantes e não deixou escapar esta oportunidade para dedicar umas palavras aos aspirantes a treinador, confessando também as motivações que o levaram a fazer parte desta ação.
 
 
- O que o levou a participar no Coaches 4 Europe?
 
Foi certamente a vontade de aprender. Isso foi fundamental. A Federação Portuguesa de Hóquei deu-me a oportunidade e eu só tive de a aproveitar!

 
- Na sua opinião, em que medida esta ação é importante para a formação dos treinadores?

O C4E é um programa de dois anos durante os quais os treinadores partilham conhecimento através de seminários e webinars. É uma excelente forma para jovens treinadores europeus desenvolverem o seu conhecimento e ouvir novas ideias!
 
A ligação à academia da Federação Internacional para completar o nível 2 é o ideal.


 - Que conselhos pode oferecer às pessoas que têm o sonho de um dia comandar uma equipa de hóquei no papel de treinador?

Analisar bem a equipa que treina, determinar um objetivo e traçar o plano para lá chegar. Não se desviar das ideias fortes do que planificou (obstáculos fazem parte do caminho).
 
E tentar ser o melhor gestor de homem/mulheres que consegue ser.
Cultivar o seu conhecimento também é fundamental. Mas o básico é compreender a sua equipa e a sua dinâmica.

YOUTUBE

youtube fph banner