Publicação das Novas Regras de Hóquei de Sala



A FPH publica a tradução atualizada das Regras de Jogo de Hóquei de Sala, que foram publicadas, pela FIH, a 1 de Setembro de 2013.

Download das Novas Regras do Hóquei de Sala

As novas regras trazem uma alteração profunda na organização do jogo: a passagem de 6 para 5 jogadores por equipa (4 jogadores de campo e 1 guarda-redes). O número total de jogadores por equipa mantém-se inalterado (12).

No seguimento desta alteração, foi feita uma outra e que diz respeito ao local de substituição do guarda-redes, de modo a facilitar a sua saída de campo.

A marcação de um livre tabém sofre alterações. Tal como acontece no hóquei em campo, marcar e jogar a bola deixam de ser ações distintas, logo, a bola pode ser jogada imediatamente. Para além disso, deixa de ser necessário que, após a marcação de um livre, a bola percorra 1 metro antes de ser tocada por outro jogador da mesma equipa.

Chamamos também a atenção para o ênfase dado à prevenção de situações de obstrução, nomeadamente, quando a bola é presa contra a tabela com o stick ou quando o acesso à bola é bloqueado pelo stick, por exemplo, nos cantos do campo, junto à linha final. Estas situações passam a ser penalizadas de forma bastante clara, de modo a dar mais fluidez ao jogo.

Há alterações também nos descontos de tempo, que passam a poder ser pedidos, também, nos últimos dois minutos de jogo.

Por último chamamos a atenção para a alteração nas especificações dos sticks, que passam a ser iguais ao Hóquei em Campo, deixando de haver especificidade de medidas na variante de Sala.

Estas e outras alterações, devidamente assinaladas, representam uma grande mudança no Hóquei de Sala, cujos resultados teremos oportunidade de ver, já no início de Dezembro.

Download das Novas Regras do Hóquei de Sala

YOUTUBE

youtube fph banner