Canto Curto com André Lopes



 O "Canto Curto" deste mês é com André Lopes, um histórico da modalidade. É sócio honorário da FPH - distinção recebida na Gala do Hóquei de 2011, e um dos seus atuais Vice-Presidentes da Mesa de Assembleia-Geral, tendo sido ainda, ao longo da vida, atleta, treinador e director, exercendo funções quer no Belenenses quer nas selecções nacionais, e também na Associação de Hóquei de Lisboa.

O seu coração pertence ao Belenenses, e foi lá que viu um dos melhores golos da sua vida, marcado por João Rodrigues, antiga estrela do emblema da Cruz de Cristo. O Fut. Benfica foi o adversário mais difícil que defrontou ao longo da sua carreira, e sempre acreditou no trabalho como forma de chegar ao sucesso.

Chegou a altura de conheceres a sua história.

Nome: Fernando André Lopes

Data de nascimento e Signo: 19/10/1935, Balança

Profissão: Aposentado

Filme preferido: Há muitos anos que não vejo filmes, mas recordo-me do James Bond 007.

Banda preferida: Gosto de toda a música latina.

Clube: C.F. “Os Belenenses”, sempre!

Função na modalidade: Atleta, dirigente de secção, treinador de clube e de selecções, Director de clube, Vice-Presidente e Presidente da Associação de Hóquei de Lisboa (AHL), Dirigente da Federação de Hóquei em Campo e Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AHL.

Como se interessou pela modalidade: Desde sempre. Logo no primeiro treino fiquei apaixonado pela modalidade.

O que mais o atrai na modalidade: Primeiro, por ser uma modalidade de conjunto e, depois, pelo nível técnico exigido aos praticantes. É a modalidade mais parecida com o futebol, nomeadamente no número de jogadores, na tática e na estratégia de jogo.

Prefere Campo ou Sala: Campo.

Jogador(a) de Hóquei preferido(a): São tantos que tenho alguma dificuldades em enumerá-los.

Adversário mais difícil: C.F. Benfica

Melhor jogo da carreira: Foram tantos...

Melhor golo da carreira: Talvez o de João Rodrigues, não pela técnica, mas pela persistência. Quando ninguém acreditava que ele apanhasse a bola, nem o guarda-redes que a deixou propositadamente passar, achava ele, pela linha de fundo, o João saltou e esticou-se até ao limite, introduzindo a bola na baliza.

Melhor momento no Hóquei: Talvez o mais recente. A homenagem que a Federação fez, em me reconhecer como Sócio Honorário.

Maior sonho para o Hóquei: Um maior desenvolvimento da modalidade a nível escolar, de modo a aumentar o número de praticantes da nossa modalidade desportiva.

Superstição ou ritual que tenha no Hóquei: Nunca tive, porque sempre acreditei na capacidade dos meus jogadores, enquanto treinador, sem me preocupar com esses rituais. Para terminar, queria desejar as maiores felicidades à nossa jovem Presidente da Federação e dizer à Joana Gonçalves que não receie em implementar novas ideias e métodos, desde que estas sejam sempre em prol do desenvolvimento do hóquei em campo nacional.

YOUTUBE

youtube fph banner