Sónia Santos, a impulsionadora da formação do CF Benfica



A Federação Portuguesa de Hóquei esteve à conversa com a figura principal daquele que tem vindo a ser um dos projetos de formação mais bem sucedidos no hóquei nacional: a formação do Clube Futebol Benfica. Sempre bem disposta, com um discurso agradável e sincero, Sónia Santos explicou como é que uma escola que começou com apenas com quatro alunos passou a ser, no espaço de três anos, uma referência no hóquei nacional com equipas nas competições dos escalões sub11, sub13 e sub15, para além dos seniores masculinos e femininos. É obra!
 
Mediante o convite por parte de algumas pessoas do clube, motivada pelo fato de ter um filho pequeno e interessada em contribuir para uma modalidade de que tanto gosta, Sónia acabou por aceitar o desafio de impulsionar a formação de hóquei do CF Benfica, algo que, revela, no seu íntimo sempre sonhou fazer.
 
Claro que importa frisar que “os primeiros tempos foram complicados, uma vez que tudo foi feito de raíz”. Segundo Sónia Santos, só com muita persistência, força de vontade e com a ajuda de um “grupo fantástico” é que os objetivos foram sendo cumpridos e os sonhos se foram tornando realidade. Com um trabalho estratégico cuidado, várias ações em escolas, ATL’s e parcerias com a junta de freguesia, a formação do CF Benfica que contava, nos primórdios, com quatro alunos, tem agora inscritos mais de vinte e cinco atletas, estando o clube representado em todos os campeonatos de todos os escalões de formação, excepto sub18. Os quatro alunos inciais estão, hoje, muito perto de se juntarem aos seniores.
 
Excelentes resultados que, segundo Sónia, seriam impossíveis sem a ajuda “de todas as pessoas envolvidas, que não se limitaram a fazer o convite, mas acompanham todos os treinos e jogos”. Agradecida a todas as pessoas do clube, Sónia Santos afirma que “podia ter boas ideias, mas sem o grupo espetacular que me rodeia, ajuda e apoia, teria sido imposssível pô-las em prática”.
 
Uma lição a reter, uma história que mostra, mais uma vez, o quão grande o Hóquei pode ser se “todos remarem para o mesmo lado”.

YOUTUBE

youtube fph banner