A MENSAGEM DO PRESIDENTE DA FPH NA ANTEVISÃO À FASE FINAL DE SM E SF

​​SENIORES MASCULINOS E FEMININOS
DISPUTAM TÍTULO NACIONAL DE INDOOR

 
Casa Pia AC, AD Lousada, GD Viso e CF União de Lamas – Hóquei, em masculinos, e GD Viso, Lisbon Casuals HC, CF Benfica e Casa Pia AC, em femininos, disputam no próximo sábado e domingo, 8 e 9 de fevereiro, respetivamente, as fases finais dos respetivos campeonatos de indoor.

As duas provas decorrerão no complexo desportivo da Junta de Freguesia de São Domingos de Rana, com os jogos a terem início às 11h00 de sábado e 9h00 de domingo, sempre pela prova feminina.

Dado que estão em jogo os títulos nacionais numa competição concentrada e prevendo-se forte presença de público, quero chamar a atenção de todos os participantes no espetáculo para os contornos de fair-play e de respeito exigidos pelo desporto, enquanto manifestação superlativa de valores, apelar a uma competição intrépida, mas séria, com o reconhecimento ao vencedor, por parte do adversário circunstancial em cada um dos jogos.

A dignidade que enforma a competição desportiva, ao fazer a seleção entre vencedores e vencidos, não os distingue como tal, mas como participantes de um jogo, de uma competição, dentro de regras iguais para todos, e com árbitros, que serão os juízes e deverão garantir o cumprimento dessas regras. Cada agente em campo tem o seu papel e o seu padrão de comportamento individual e coletivo, não adianta escamotear qualquer deles no ludíbrio das regras, no barulho da contestação ou em qualquer excesso não permitido.

Temos de saber merecer o ideal universal do desporto, ostentado como modalidade olímpica, com todos os valores que acrescem a essa realidade.

Todos conhecemos os esforços do governo e do parlamento na criação de uma lei de abolição da violência no desporto e, mais cedo ou mais tarde, todos sofreremos as consequências se a modalidade enveredar por um caminho à revelia dos valores da competição sã. Não significando, nunca, que a competição deva ser amorfa. Não, ela deve ser o encontro do vencedor final, que, em princípio, será aquele que mais acreditou e mais quis a vitória. Não respeitar essa crença e esse querer, é não aceitar o princípio do desporto, transformando-se numa competição doente, mental e fisicamente.

Tenho a certeza de que todas as equipas vão dar tudo em campo, com brio e determinação, para merecerem, no final, o título, o reconhecimento e as palmas. O título será apenas de um, mas o reconhecimento e as palmas deverão ser de todos, para todos.

​Desejo aos participantes, atletas, staffs, árbitros e público, a melhor competição possível, dentro das capacidades e do pundonor de que forem capazes. Que os vencedores saibam ser vencedores; que os vencidos saibam perder para aprenderem a ganhar (n)o futuro.

YOUTUBE

youtube fph banner