Hockey Series Open (Mundial) Lousada 2018!

É com enorme orgulho que anunciamos a toda a comunidade que no próximo mês de Setembro, Portugal irá ser anfitrião da primeira fase de qualificação da nova competição mundial de hóquei em campo, a Hockey Series Open (HSO)!

A nova competição mundial de nações, que passará a substituir a "World League", trará consigo não só uma mudança de marca, como também algumas mudanças no que toca ao desenho da competição.

Com os jogos olímpicos de Tóquio 2020 em mente, a HSO irá servir de primeira fase de qualificação e permitirá o acesso à fase seguinte da competição, a Hockey Series Finals (HSF). Os dois primeiros classificados de cada um dos três eventos das HSF (ver imagem abaixo) irão disputar os FIH Olympic Qualification Games, juntamente com as quatro nações qualificadas da Hockey Pro League, estando os dois últimos lugares reservados para as duas nações com as melhores classificações no FIH Hero World Rankings. Os FIH Olympic Qualification Games irão contar com um total de 12 nações, sendo que apenas 6 irão conseguir chegar aos Jogos Olímpicos.


Ver documento oficial FIH
 
Portugal, na condição de anfitrião, irá participar nesta primeira edição da Hockey Series Open, que acontecerá de 4 a 9 de Setembro, em Lousada

Os países (ver Hero FIH Rankings) que irão participar na Hockey Series Open, Lousada 2018 são:

- Escócia (23.º Hero FIH Ranking);
- Turquia (44.º Hero FIH Ranking);
- Gibraltar (67.º Hero FIH Ranking);
- Russia (22.º Hero FIH Ranking);
- Bielorussia (35.º Hero FIH Ranking);
- Portugal (anfitrião - 37.º Hero FIH Ranking);

De forma a percebermos melhor o que esperar desta competição, fomos ao encontro do nosso Selecionador Nacional, Hugo Gonçalves, para sabermos como a nossa Seleção Nacional irá encarar esta competição:

FPH: "De que forma se irá preparar a nossa Seleção Nacional para esta primeira edição do HSO? O que poderemos ambicionar?"

Hugo Gonçalves (HG): "Esta competição, adotando uma nova terminologia “Hockey Series Open” vem no seguimento da "World League“ e tem como expoente máximo o apuramento para os Jogos Olímpicos e Campeonato do Mundo. Numa primeira fase está pré-definido que a mesma se realizará em 8 países ( vários continentes c/ predominância para o Europeu ). Atendendo a que estamos num ano par e, consequentemente, menos competições nos vários escalões das Seleções, procuraremos com esta organização aproveitar o forte nível competitivo da mesma, justificado pela presença de outras Seleções com rankings superiores ao nosso. Posso desde já adiantar que a aposta nesta competição será numa base de jogadores mais jovens."


FPH: "Na sua opinião, acha que o facto de Portugal jogar em casa pode influenciar a sua prestação no HSO? Acredita que, com o apoio do público português, poderemos ambicionar chegar um pouco mais longe?"

HG:  "O nosso histórico nesta competição é positivo e o "fator casa” contribuiu para esses resultados mais favoráveis, portanto esperaremos poder repetir essas histórias felizes. De qualquer das formas não nos podemos iludir. Atravessamos uma fase muito complicada a todos os níveis no panorama do Hóquei Nacional mas, ainda assim, dispomos de um leque de jogadores com muito potencial que nos permite sonhar com uma possível surpresa. Ambicionaremos chegar o mais longe possível com objectivos muito específicos e bem delineados e fundamentalmente dignificar o Hóquei Nacional."

Tal como mencionou o Selecionador Hugo Gonçalves, o "fator casa" terá certamente um contributo positivo para a prestação da nossa Seleção Nacional, razão pela qual apelamos a toda a comunidade que guardem esta data para, todos juntos, marcarmos presença no Estádio de Hóquei de Lousada e darmos aos nossos atletas aquela motivação extra que nos poderá fazer sonhar!

FORÇA PORTUGAL!

YOUTUBE

youtube fph banner