Supertaça Carlos Fernandes: AD Lousada vence edição 2015!



A Associação Desportiva de Lousada venceu a Supertaça Carlos Fernandes 2015.

No encontro que teve lugar no sintético de hóquei do Jamor, no passado domingo pelas 16h00, a AD Lousada defrontou o Atlético CP na final da supertaça, vencendo o desafio por 3 - 1. Esta foi a 3ª supertaça alcanda pela equipa lousadense na história do clube.

Os golos do encontro foram marcados por Bruno Santos (ADL), Carlos Silva (ACP), Marco Santos (ADL) e por Carlos Filipe (ADL). 
 
Jogo Final – 27.Setembro.2015 Resultado
1 AD Lousada Atlético CP 3 - 1


Fernando Gomes - responsável pela orientação da equipa da AD Lousada:



FPH - De uma forma geral, satisfeito com a performance dos teus atletas durante o encontro?
FG - Estou satisfeito pela vontade de mudar que mostraram após o intervalo  e de se assumirem como dominadores do jogo. Mas pouco satisfeito com a qualidade do jogo na primeira parte do jogo - terão sido os 35 minutos menos bem conseguidos desde que assumi a equipa em Abril. Estávamos a criar espaços onde pretendíamos, mas não estávamos a ser capazes de os aproveitar por manifesta falta de vontade/capacidade de nos impormos, como costumamos fazer. Embora possa admitir que também se possa ter devido a termos jogado com dois jogadores lesionados (Marco e Pedro "Raski") e com alguns jovens ainda não habituados a jogos desta pressão. Na primeira parte controlamos o jogo e o adversário, mas estávamos um bocado apáticos, quer mentalmente, quer fisicamente.
 
FPH - A AD Lousada termina a 1ª parte empatada a um golo com o Atlético, na 2ª parte consegue uma vantagem de dois golos. O que mudou da primeira para a segunda parte? O que potenciou a vantagem no marcador obtida na 2ª parte do jogo?
FG - Em primeiro lugar não cometemos erros que nos expuseram a seis cantos curtos na primeira parte, a maior parte deles desnecessários. Mas na prática o que mudou foi que o nosso corredor direito começou a funcionar melhor a atacar e a defender, fruto de um ligeiro acerto táctico no posicionamento do Hélder, do José Serôdio e do Carlos Filipe. Tivemos, ainda, mais largura e mais profundidade no ataque. Mostramos mais vontade em assumir o jogo e em ter a bola. E isso fez toda a diferença. Fomos mais esclarecidos quanto tínhamos a bola, tomamos melhores decisões, criamos mais linhas de passe e assim dominamos melhor o jogo.
No computo geral fomos, de forma clara, a melhor equipa e os justos vencedores da Supertaça.
 
FPH - Que aspetos há a melhorar?
FG - Só temos três semanas de treino este ano - ainda há muito a melhorar.
Neste jogo, por exemplo, depois do nosso terceiro golo não conseguimos retirar velocidade suficiente ao jogo para nos podermos precaver das transições rápidas do Atlético. Na ânsia de marcar mais golos não fizemos as devidas coberturas ao nossos colegas e com isso os nossos médios expuseram-se a um desgaste físico imenso sem necessidade.
 A pressão à saída da bola adversária não foi tão eficaz como queremos que seja, também. Mas no nosso modelo nesta fase ainda estamos focados em melhorar outros aspectos de jogo e é neles que nos vamos centrar nas próximas semanas.
 
FPH - Quais os objetivos para a nova época que inicia?
FG - Quando cheguei ao balneário dei os parabéns e disse-lhes que desde Abril (em 4 meses) ganhamos 4 troféus (Campeonato, Taça, EuroLeague e Supertaça). Mas isso não é suficiente para a vontade de ganhar que temos e isso ficou bem patente na reação dos jogadores. Neste balneário há uma ambição e uma determinação que é difícil de entender para quem não o frequenta. Portanto o objetivo tem de ser ganhar tudo e de forma clara e transparente, dominando os jogos e assumindo o jogo em todos os momentos. E estou convencido que é isso que vai acontecer.

Bruno Santos - Atleta da AD Lousada:



FPH - De uma forma geral, satisfeito com o rendimento da equipa?
BS - Estamos claramente satisfeitos!  Uma vitória é sempre uma vitória, então aquelas que nos dão títulos ainda são melhores. Não foi o melhor jogo que fizemos, mas tivemos muitos momentos bons e que de certa forma nos deixam tranquilos para o futuro.

FPH - A AD Lousada termina a 1ª parte empatada a um golo com o Atlético, na 2ª parte consegue uma vantagem de dois golos. Que alteração ou qual o fator determinante para esta diferença no resultado final?
BS - A nossa segunda parte foi claramente melhor do que a primeira, não só pelos golos marcados e por nao termos sofrido nenhum. Ao intervalo corrigimos alguns posicionamentos da equipa em diversas situações, conversamos e percebemos que os nossos tackles estavam a ser horríveis e precipitados (razao pela qual demos tantos cantos), que os nossos ataques teriam de ser mais objetivos. E assim foi. Num erro do adversário fizemos o segundo golo. O terceiro veio a seguir e tranquilizou a equipa. Raras foram as vezes que o Atlético entrou na nossa área na segunda parte, e como melhoramos significativamente as nossas defesas de 1x1 quase não concedemos cantos. Isso foi o factor que nos fez melhorar.

FPH - Que aspetos há a melhorar nesta equipa e quais os objetivos para a nova época que inicia?
BS - Temos de melhorar em todos os aspetos! Físicos, técnicos, táticos, motivacionais. Esta vitória já passou, está "enterrada", orgulhamos-nos dela, mas agora vai começar o campeonato e jogo a jogo vamos construindo o nosso caminho. Vai ser uma época difícil, longa, com adversários que se reforçaram muito e bem. Perdemos alguns jogadores que eram importantes para nós nos últimos anos, ganhamos outros que certamente serão importantes no futuro. Gostava de salientar que nesta equipa que hoje jogou a supertaça Carlos Fernandes estavam 5 jogadores sub 18 do ano passado.  Creio que as pessoas em Lousada devem estar orgulhosas do que conseguimos fazer com aquilo que a nossa terra nos dá. Para mim e para os demais é um prazer e um privilégio jogar com rapazes que ainda há um ano nos andavam a ver jogar e a fazer de apanha bolas nos nossos jogos de seniores. Mostra que no clube existe vontade de evoluir e sonhos pessoais que se realizarão com trabalho e dedicação.


Ranking Clubes
4 Taças - Grupo Desportivo do Viso / Ramaldense Futebol Clube
3 Taças - Associação Desportiva de Lousada
2 Taças - Sport Club do Porto / Clube Futebol União de Lamas
1 Taça - Associação Académica de Espinho / Hockey Club de Portugal

Vencedores
2015/16 - Associação Desportiva de Lousada
2014/15 - Clube Futebol União de Lamas
2013/14 - Associação Desportiva de Lousada
2005/06 - Associação Académica de Espinho
2004/05 - Clube Futebol União de Lamas
2003/04 - Ramaldense Futebol Clube
2002/03 - Ramaldense Futebol Clube
2001/02 - Não se realizou
2000/01 - Ramaldense Futebol Clube
1999/00 - Grupo Desportivo do Viso
1998/99 - Ramaldense Futebol Clube
1997/98 - Grupo Desportivo do Viso
1996/97 - Sport Club do Porto
1995/96 - Hockey Club de Portugal
1994/95 - Associação Desportiva de Lousada
1993/94 - Sport Club do Porto
1992/93 - Grupo Desportivo do Viso
1991/92 - Grupo Desportivo do Viso

YOUTUBE

youtube fph banner